SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Criatividade escolar: relação entre tempo de experiência docente e tipo de escolaA concepção de educadores sobre violência doméstica e desempenho escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

NUNES, Sylvia da Silveira  e  LOMONACO, José Fernando Bitencourt. Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.1, pp. 119-138. ISSN 1413-8557.

O objetivo deste trabalho foi estudar o desenvolvimento de conceitos por cegos congênitos. Participaram sete cegos congênitos, de ambos os sexos, com idades entre 8 e 13 anos. Foi solicitado aos participantes que definissem 15 conceitos, subdivididos em concretos e abstratos. As respostas foram agrupadas em 13 categorias. Verificou-se que cada tipo de conceito envolve formas diferenciadas de definição e de utilização de recursos perceptivos. Foram identificados alguns meios utilizados pelo cego congênito na aquisição do conhecimento, evidenciando a multiplicidade de possibilidades de aquisição e expressão de conceitos. As implicações deste trabalho para o processo de ensino/aprendizagem de cegos foram consideradas.

Palavras-chave : Cego; Deficiente visual; Formação de conceitos; Desenvolvimento cognitivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )