SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimentoNarrativas de professoras sobre o TDAH: um estudo de caso coletivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

PEREIRA, Paulo Celso  e  WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. A concepção de educadores sobre violência doméstica e desempenho escolar. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.1, pp. 139-152. ISSN 1413-8557.

Como parte de um estudo que caracterizou o desempenho escolar da criança vítima de violência doméstica, as respectivas professoras e as diretoras das escolas onde estudavam crianças vitimizadas foram convidadas a participar da pesquisa. O objetivo de tal participação foi identificar as concepções das educadoras sobre violência doméstica e desempenho escolar da criança vitimizada. Participaram do estudo 18 professoras e 10 diretoras que responderam, na escola, a uma entrevista semi-estruturada, versando sobre questões pertinentes ao objetivo do trabalho. Os dados obtidos revelaram que as educadoras possuem noções sobre violência doméstica e como devem proceder com as vítimas. O número de casos de crianças vitimizadas identificados na escola foi expressivo. Tal identificação deve-se tanto à observação das educadoras, como ao relato espontâneo do aluno (vítima). Mesmo com suas limitações, a escola se apresenta como um espaço de segurança para a criança vitimizada, podendo ser considerada um local de proteção para essas.

Palavras-chave : Desempenho escolar; Abuso infantil; Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )