SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Narraciones de profesoras sobre el TDAH: un estudio de caso colectivoAdaptación a la universidad en jóvenes novatos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

SOUZA, Luciana Karine de. O debate de dilemas morais na universidade. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.1, pp. 169-183. ISSN 1413-8557.

O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o uso da técnica de debates de dilemas morais com estudantes de Psicologia e sobre a elaboração de dilemas por eles. O uso da técnica de discussão de dilemas no contexto educativo, no caso, a universidade, embora não vise à promoção do amadurecimento do julgamento moral, pode indiretamente oferecer avanços quanto à reflexão sobre os conteúdos estudados, bem como sobre as experiências de vida dos próprios estudantes. Espera-se que o trabalho contribua para a compreensão da aplicação da técnica de discussão de dilemas morais como recurso didático em disciplinas sobre temas associados, como desenvolvimento moral ou ética profissional. Sobretudo espera-se que um novo espaço de reflexão sobre a prática profissional do psicólogo se abra aos universitários.

Palabras clave : Desenvolvimento moral; Ética; Dilema.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )