SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Posibles influencias de la elaboración de dibujos sobre narraciones infantilesRelación entre habilidades auditivas y fonológicas en niños con dislexia del desarrollo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de  y  SOARES, Júlio Ribeiro. A formação de uma professora do ensino fundamental: contribuições da Psicologia sócio-histórica. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.1, pp. 221-234. ISSN 1413-8557.

O objetivo deste trabalho é discutir os sentidos e significados de uma professora do ensino fundamental acerca da sua formação em serviço. Metodologicamente, utilizou-se a proposta de núcleos de significação, cujo processo de apreensão de sentidos e significados ocorre por meio da sistematização de pré-indicadores, indicadores e núcleos de significação. Utilizaram-se entrevistas recorrentes com base na fala e em fontes documentais do sujeito. Analisou-se apenas a mediação afetiva na constituição do ser professora. Esse revela aspectos da formação do sujeito articulados à sua docência e ao seu modo de ser professora.

Palabras clave : Psicologia; Formação de professor; Ensino fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )