SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Training spatial visualization using computer exercises of technical drawingFirst grade self-concept improvement trough tutorial with their special needs classmates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

GOMES, Rosa Maria Silva  and  PEREIRA, Anabela Maria Sousa. Estratégias de Coping em educadores de infância portugueses. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.2, pp. 319-326. ISSN 1413-8557.

O presente estudo teve como objectivo identificar os mecanismos de coping (estratégias para lidar com situações difíceis) utilizados por Educadores de Infância quando se encontram em situações de stresse, bem como estudar as características do respectivo instrumento de avaliação na versão Portuguesa. A amostra é constituída por 247 Educadores de Infância (diplomados e em situação de estágio pedagógico) com idades compreendidas entre os 20 e os 57 anos de idade. Da Bateria Differential Stress Inventory (DSI), de Lefèvre e Kubinger (2004) foi utilizado o questionário Estratégias de Coping (EC) tipo Likert, adaptada para a população portuguesa por Gomes, Pereira e Gil (2006), revelando boas características psicométricas. Os principais resultados mostram que perante situações indutoras de stresse os Educadores de Infância utilizam mais as estratégias de coping focadas na emoção, do que as estratégias de coping focadas no problema. São referidas ainda algumas implicações deste estudo para a formação destes profissionais.

Keywords : Coping; Stresse; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )