SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Treinamento da visualização espacial mediante exercícios informatizados de desenho técnicoDesenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro ciclo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

GOMES, Rosa Maria Silva  e  PEREIRA, Anabela Maria Sousa. Estratégias de Coping em educadores de infância portugueses. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.2, pp. 319-326. ISSN 1413-8557.

O presente estudo teve como objectivo identificar os mecanismos de coping (estratégias para lidar com situações difíceis) utilizados por Educadores de Infância quando se encontram em situações de stresse, bem como estudar as características do respectivo instrumento de avaliação na versão Portuguesa. A amostra é constituída por 247 Educadores de Infância (diplomados e em situação de estágio pedagógico) com idades compreendidas entre os 20 e os 57 anos de idade. Da Bateria Differential Stress Inventory (DSI), de Lefèvre e Kubinger (2004) foi utilizado o questionário Estratégias de Coping (EC) tipo Likert, adaptada para a população portuguesa por Gomes, Pereira e Gil (2006), revelando boas características psicométricas. Os principais resultados mostram que perante situações indutoras de stresse os Educadores de Infância utilizam mais as estratégias de coping focadas na emoção, do que as estratégias de coping focadas no problema. São referidas ainda algumas implicações deste estudo para a formação destes profissionais.

Palavras-chave : Coping; Stresse; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )