SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Coping Strategies in portuguese kindergarten teachersFamily influence on the development of giftedness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

SIMOES, Fátima; RODRIGUES, Leonor; ESGALHADO, Graça  and  GUIMARAES, Carina. Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro ciclo. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.2, pp. 327-336. ISSN 1413-8557.

O conceito de identidade aparece, de forma recorrente, em diversas áreas da psicologia, embora nem sempre com o destaque que merece em termos do impacto que têm as relações interpessoais em grupos específicos. O seu carácter relacional e a sua tendência para o crescimento quando são proporcionadas experiências cooperativas, dão suporte à nossa investigação cujo objectivo era testar o impacto de um programa de intervenção junto de uma amostra de 60 crianças a frequentar o 1º ciclo em escolas da Beira Interior. A adaptação portuguesa do Piers-Harris Children´s Self-Concept Scale (Veiga, 1989) foi o instrumento utilizado numa metodologia de pré-teste/pós-teste com grupo de controlo. Os resultados apontam para uma evolução dos resultados do grupo experimental entre o pré-teste e o pós-teste.

Keywords : Desenvolvimento do auto-conceito; Intervenção; Relações interpessoais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )