SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Estratégias de Coping em educadores de infância portuguesesA influência da família no desenvolvimento da superdotação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

SIMOES, Fátima; RODRIGUES, Leonor; ESGALHADO, Graça  e  GUIMARAES, Carina. Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro ciclo. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.2, pp. 327-336. ISSN 1413-8557.

O conceito de identidade aparece, de forma recorrente, em diversas áreas da psicologia, embora nem sempre com o destaque que merece em termos do impacto que têm as relações interpessoais em grupos específicos. O seu carácter relacional e a sua tendência para o crescimento quando são proporcionadas experiências cooperativas, dão suporte à nossa investigação cujo objectivo era testar o impacto de um programa de intervenção junto de uma amostra de 60 crianças a frequentar o 1º ciclo em escolas da Beira Interior. A adaptação portuguesa do Piers-Harris Children´s Self-Concept Scale (Veiga, 1989) foi o instrumento utilizado numa metodologia de pré-teste/pós-teste com grupo de controlo. Os resultados apontam para uma evolução dos resultados do grupo experimental entre o pré-teste e o pós-teste.

Palavras-chave : Desenvolvimento do auto-conceito; Intervenção; Relações interpessoais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )