SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Desarrollo del auto concepto por la tutela pedagógica por niños del primer gradoConsideraciones sobre el papel de la consciencia morfológica en las dificultades de lectura y escrita: una revisión de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

SILVA, Paulo Vinícius Carvalho  y  FLEITH, Denise de Souza. A influência da família no desenvolvimento da superdotação. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.2, pp. 337-346. ISSN 1413-8557.

Vários estudos destacam a importância da família para a manifestação, desenvolvimento e reconhecimento da superdotação. O desenvolvimento de comportamentos de superdotação impõe novos desafios e demandas aos próprios indivíduos superdotados e seus familiares, que, em algumas ocasiões, não possuem o esclarecimento necessário para atendê-las. Sendo assim, o objetivo geral deste ensaio é sintetizar e analisar criticamente as investigações realizadas sobre a relação entre a família e o indivíduo superdotado nas áreas esportiva, musical, artística e acadêmica. Estas pesquisas indicam uma grande variedade de práticas parentais e características familiares associadas ao desenvolvimento de comportamentos de superdotação. A análise crítica dos artigos examinados poderá suscitar a realização de outras pesquisas sobre a participação da família no processo de desenvolvimento do talento. Além disso, os esclarecimentos deste ensaio poderão auxiliar a elaboração e implementação de programas de atendimento a indivíduos superdotados e suas respectivas famílias.

Palabras clave : Superdotação; Família; Desenvolvimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )