SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2A influência da família no desenvolvimento da superdotaçãoAnálise Fatorial com informação completa de uma prova de Compreensão em Leitura em Estatística índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

MOTA, Márcia Elia da. Considerações sobre o papel da consciência morfológica nas dificuldades de leitura e escrita: uma revisão da literatura. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.2, pp. 347-355. ISSN 1413-8557.

Este trabalho teve como objetivo revisar a produção científica nacional e internacional indexada no Scielo e no periódico CAPES (Web of Science e Psychinfo), entre 1996 e 2006 sobre a relação entre a consciência morfológica e as dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita. Foram selecionados estudos empíricos que descreviam o relacionamento entre a consciência morfológica e a alfabetização. Identificaram-se 16 artigos (três nacionais e 13 internacionais) que foram analisados considerando os seguintes aspectos: a relação causal entre a consciência morfológica e a alfabetização e o papel da consciência morfológica nas dificuldades de leitura e escrita. Foi feita uma análise dos periódicos em que foram publicados tipos de técnicas de coleta e análise de dados utilizados. Os resultados apontam para a carência de estudos empíricos que estudem este fenômeno no Brasil. São discutidas também as implicações teórico-metodológicas destes estudos para o contexto educacional e para avaliação das dificuldades de leitura.

Palavras-chave : Morfologia; Metalinguagem; Alfabetização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )