SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Consideraciones sobre el papel de la consciencia morfológica en las dificultades de lectura y escrita: una revisión de la literaturaEstudio sobre las relaciones entre Autocontrol y Rasgos de Personalidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

DIAS, Anelise Silva  y  VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros. Análise Fatorial com informação completa de uma prova de Compreensão em Leitura em Estatística. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.2, pp. 357-367. ISSN 1413-8557.

O objetivo principal deste estudo foi o de verificar evidência de validade de construto de uma prova de compreensão em leitura de um texto com informações estatísticas em estudantes de Psicologia. Foram participantes 206 estudantes regularmente matriculados no curso de Psicologia, sendo 79,1% do gênero feminino, com idades variando de 17 a 54 anos, M = 25,9 e DP = 6,8; 82,5% do período diurno e noturno. Foi utilizada uma prova de compreensão em leitura formada a partir de um texto específico que envolve conceitos estatísticos. O instrumento foi aplicado coletivamente em uma sessão, em horários regulares de aula. Os resultados da análise fatorial com informação completa revelaram a predominância unidimensional para os itens da prova de leitura específica, explicando 24,8% da variância entre os itens. O coeficiente de fidedignidade avaliado pelo coeficiente de Kuder-Richardson, igual a 0,813, indicou que a prova apresenta uma boa precisão.

Palabras clave : Estatística; Estudantes universitários; Psicologia educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )