SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Estudo sobre as relações entre Autocontrole e Traços de PersonalidadeAvaliação de crianças com indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

FERREIRA, Emilia Barra; SOARES, Adriana Benevides  e  LIMA, Josefino Cabral. O resgate das demonstrações: uma contribuição da Informática à formação do professor de Matemática. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.2, pp. 381-389. ISSN 1413-8557.

Este trabalho teve por objetivo investigar a contribuição dos ambientes de geometria dinâmica num processo de formação continuada de professores de Matemática, no sentido de incentivá-los ao uso das demonstrações. Nessa direção, foi desenvolvida uma engenharia didática, em ambiente de geometria dinâmica, buscando a formação dos professores participantes tanto em aspectos conceituais quanto didáticos. Oito professores em exercício do ensino de Matemática participaram dos trabalhos e os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: questionários de sondagem, produção dos participantes na forma de material escrito, registro das manifestações dos professores durante a discussão de textos, seqüência didática elaborada pelos participantes para aplicação com seus alunos. Os resultados revelaram que o trabalho, nesse ambiente, se constitui numa alternativa eficiente no processo de formação de professores no sentido de incentivá-los ao uso das demonstrações.

Palavras-chave : Formação de professores; Demonstrações; Geometria dinâmica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )