SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2The recovery of the demonstrations: a contribution of the computer science to the teachers of mathematics formationEvaluation of comprehensive and critical reading training: an university students study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

MOL, Dalva Alice Rocha  and  WECHSLER, Solange Muglia. Avaliação de crianças com indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.2, pp. 391-399. ISSN 1413-8557.

Este estudo investigou as habilidades cognitivas de crianças com indicação de dificuldades de aprendizagem por seus professores. Participaram 60 crianças de ambos os sexos, idades de 7 a 10 anos, 30 sem indicação de dificuldades de aprendizagem e 30 com indicação de dificuldades de aprendizagem da primeira e segunda série, e oito professores. Utilizou-se a Bateria de Habilidades Cognitivas Woodcock-Johnson III (WJ III), composta por 10 testes e as notas escolares em Português, Matemática e Ciências. A Análise da Variância apontou efeitos de grupo em todas as habilidades avaliadas de série escolar. A correlação de Pearson apontou relações significativas entre as habilidades inteligência cristalizada, recuperação à longo prazo, processamento auditivo, raciocínio fluido e memória de trabalho com as notas de Português, como também desta última com a Matemática. Concluiu-se que a WJ III é válida para identificar dificuldades de aprendizagem.

Keywords : Dificuldades de aprendizagem; Bateria Woodcock-Johnson III; Validação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )