SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Avaliação de crianças com indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson IIISubjetividade e Arte de Rua: 100% Graffit índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

HUSSEIN, Carmen Lúcia. Avaliação de treino de leitura compreensiva e crítica: estudo com universitários. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.2, pp. 401-411. ISSN 1413-8557.

O objetivo deste trabalho foi testar a eficiência do procedimento de treino em Leitura Compreensiva e Leitura Crítica. Ainda foi o de verificar a generalização do treino oferecido para algumas habilidades de leitura. Foram usados dois grupos de alunos de Psicologia: G.E.I e G.E.II, sendo que cada um deles tinha dez participantes. Utilizou-se o Teste de Cloze, o Teste de Criticidade, o Teste de Criatividade e o Q.C.C.C. no Pré e Pós-Teste. Os dados obtidos demonstraram a eficiência do treino oferecido em ambos os grupos. Quanto à generalização pode-se dizer que o grupo submetido ao treino de compreensão apresentou melhor desempenho em criticidade textual do que o grupo que passou pelo treino de criticidade. Finalmente, pode-se concluir que ambos os grupos produziram a melhoria dos comportamentos de leitura criativa, motivação de leitura, e compreensão textual.

Palavras-chave : Aprendizagem verbal; Aprendizagem de leitura; Compreensão textual; Leitura crítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )