SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Avaliação de treino de leitura compreensiva e crítica: estudo com universitáriosDesvendando a queixa escolar: um estudo no Serviço de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

DUPRET, Leila. Subjetividade e Arte de Rua: 100% Graffit. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.2, pp. 413-421. ISSN 1413-8557.

O trabalho de Psicologia Escolar/Educacional teve como ponto de partida uma demanda dos jovens que integram comunidades pertencentes a Itaipu, Camboinhas e Piratininga, região oceânica do Estado do Rio de Janeiro, e participavam de atividades oferecidas pela Fundação Gol de Letra. A meta da intervenção psicológica era interferir na construção da subjetividade dos membros do grupo participante com ações educativas complementares, a partir da realização de oficinas de grafite, conforme sugerida pelos jovens. Quando entendido como uma linguagem que pretende transmitir anseios ou revelar inquietações, o grafite inclui necessariamente o componente psicológico presente na arte. Ademais, na relação educativa é fundamental estimular a competência dos educandos, enaltecendo suas iniciativas, no sentido da independência de suas ações, decisões e possibilidades de auto-aperfeiçoamento no aprendizado. As oportunidades oferecidas, combinadas com a capacidade e potencial humano, podem favorecer o reconhecimento do pensamento criativo e a autonomia no processo de aprender.

Palavras-chave : Subjetividade; Ações educativas; Aprendizado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )