SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Subjetivity and the Street Art: 100% GraffitAcademic Inclusion: a study about its application in public schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

NAKAMURA, Mariana Sathie; LIMA, Vanessa Aparecida Alves de; TADA, Iracema Neno Cecilio  and  JUNQUEIRA, Maria Hercília Rodrigues. Desvendando a queixa escolar: um estudo no Serviço de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.2, pp. 423-429. ISSN 1413-8557.

Na história da psicologia escolar, a compreensão dos processos de produção e acompanhamento da queixa escolar é essencial, pois revelam a forma como a educação é percebida e construída pelos diversos atores do cenário educacional. Nesta perspectiva, procura-se conhecer a queixa escolar na cidade de Porto Velho (RO), por meio dos prontuários do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Foram analisados 634 prontuários, entre os anos de 1993 e 2006. Os prontuários foram analisados pela categorização de Souza (1997), acrescentando uma categoria (causa apontada pelos familiares). Os resultados corroboram pesquisas nacionais de mesmo cunho, onde a queixa escolar sofre um processo de patologização, psicologização e medicalização, bem como recebe atendimento na clínica-escola onde não se consideram os diversos atores da produção do fracasso escolar, nomeando o aluno e seus familiares pelos problemas constitucionais e emocionais.

Keywords : Problemas escolares; Psicologia escolar; Prontuários.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )