SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Inclusão escolar: um estudo acerca da implantação da proposta em escolas públicasValor de tarefas de aprendizagem para universitários de cursos noturnos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

VECTORE, Célia  e  CARVALHO, Cíntia. Um olhar sobre o abrigamento: a importância dos vínculos em contexto de abrigo. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.2, pp. 441-449. ISSN 1413-8557.

Trata-se de um estudo objetivando compreender o universo da criança institucionalizada em abrigo. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com a equipe técnica da instituição, representadas pelo gestor, assistente social, secretário e com cinco profissionais, denominadas mães sociais, responsáveis pelos cuidados às crianças nas casas lares, além de duas funcionárias que assumem na ausência das mães sociais (mães folguistas). Os dados obtidos por meio das entrevistas permitiram a identificação de aspectos, como: concepções de infância da equipe, concepções acerca da família de origem e a formação de vínculos em contexto institucional, os quais mostram uma diversidade de pontos de vista e, conseqüentemente, de ações diferenciadas dos profissionais no trato junto à criança. Sugere-se a necessidade de novos estudos, haja vista a importância que assume a questão dos vínculos em uma institucionalização de qualidade para crianças em situação de risco.

Palavras-chave : Crianças; Abrigo; Vínculos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )