SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Um olhar sobre o abrigamento: a importância dos vínculos em contexto de abrigo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

RUIZ, Valdete Maria. Valor de tarefas de aprendizagem para universitários de cursos noturnos. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.2, pp. 451-460. ISSN 1413-8557.

Objetivou-se analisar a ocorrência de diferenças na variável motivacional valor da tarefa entre estudantes de primeiro e último ano de três cursos do período noturno, em um centro universitário privado. Participaram 120 estudantes, sendo 20 do primeiro e 20 do quarto ano dos cursos de Administração, Ciência da Computação e Educação Física. Os dados foram obtidos por meio da sub-escala Valor da Tarefa do questionário Motivação e Atitudes Acadêmicas, elaborado a partir da tradução e adaptação do instrumento MSLQ. A análise de variância indicou diferença significante a favor do grupo do quarto ano de Ciência da Computação em relação aos demais (p<0,05). Os resultados são discutidos com base no modelo expectativa-valor da motivação, sugerindo que o componente valor ou interesse intrínseco foi o principal responsável pela redução do valor que esses participantes atribuíram às suas tarefas de aprendizagem.

Palavras-chave : Motivação; Ensino Superior; Atitudes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )