SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Encarcelamiento materno y escolarización de los hijos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

MACEDO, Lino de; CARVALHO, Gisele Escorel de  y  PETTY, Ana Lúcia Sicoli. Modos de resolução de labirintos por alunos da escola fundamental. Psicol. esc. educ. [online]. 2009, vol.13, n.1, pp. 15-20. ISSN 1413-8557.

Saber planejar expressa uma forma de antecipação com pré-correção de erros e uso de inferências. Esta questão foi aqui analisada em 60 matrizes de labirintos (20 A, 20 B e 20 C), resolvidas por 20 alunos da Escola Fundamental, entre 7 e 11 anos. Deste total, 31 matrizes foram resolvidas com um único traçado. As 29 restantes foram analisadas, considerando-se, dentre outros, procedimentos indicadores de planejamento: (1) começar do final, (2) aproveitar o traçado anterior e (3) interromper o traçado. O procedimento (1) foi utilizado pelos sujeitos em 7 matrizes; o procedimento (2) em 9; e o procedimento (3) em 5. Na discussão, apoiada em estudos comparáveis realizados por Piaget, destacaram-se três níveis de resolução das matrizes utilizadas. E, nas considerações finais, foram descritas algumas formas de intervenção, visando favorecer, em um contexto educacional, o desenvolvimento da habilidade de antecipação em crianças.

Palabras clave : Aprendizagem; Jogos; Labirintos; Piaget.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )