SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Formas de resolución de laberintos por alumnos de escuelas primariasPsicólogo y escuela: comprensión de los estudiantes de enseñanza primaria sobre esta relación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

STELLA, Claudia. Aprisionamento materno e escolarização dos filhos. Psicol. esc. educ. [online]. 2009, vol.13, n.1, pp. 21-28. ISSN 1413-8557.

O objetivo deste artigo é refletir sobre o impacto do aprisionamento materno na vida escolar dos filhos. Este trabalho está ancorado na coleta de histórias de vida de filhos de mulheres presas. A amostra foi constituída por quatro rapazes e duas moças, com média de idade de 21 anos, que moravam com a própria mãe ou com a família dela quando da prisão materna e se encontravam no processo de escolarização. A partir das entrevistas, verificamos que a prisão materna pode deixar a criança em situação de vulnerabilidade, o que reflete na socialização promovida pela escola, assumindo aspectos como: a criança pode estar emocionalmente tão envolvida com questões de ordem familiar que apresenta pouca disponibilidade e energia para o seu processo de aprendizagem; pode também não ter um acompanhamento sistemático do seu desenvolvimento escolar, já que talvez não possua um adulto significativo que apóie e valorize sua escolarização.

Palabras clave : Ausência materna; Rendimento escolar; Filhos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )