SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Encarcelamiento materno y escolarización de los hijosLectura de cuentos y evocación de estados mentales por pre-escolares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

SANT'ANA, Izabella Mendes; EUZEBIOS FILHO, Antonio; LACERDA JUNIOR, Fernando  y  GUZZO, Raquel Souza Lobo. Psicólogo e escola: a compreensão de estudantes do ensino fundamental sobre esta relação. Psicol. esc. educ. [online]. 2009, vol.13, n.1, pp. 29-36. ISSN 1413-8557.

Este estudo visou compreender como alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Campinas percebiam o papel do psicólogo na escola. As informações foram obtidas por meio de desenhos e escrita para 127 alunos de 1ª a 4ª séries e de respostas a duas perguntas sobre a atuação do psicólogo para 113 alunos de 5ª a 8ª séries. Os resultados apontaram que, em geral, os alunos perceberam o psicólogo como um profissional que conversa sobre a vida e fornece apoio à comunidade escolar, atuando como mediador nas interações sociais ocorridas nesse contexto. As expectativas dos alunos de 5ª a 8ª séries acerca do trabalho do psicólogo envolveram: orientação, ajuda à escola e seus agentes na resolução de problemas e participação ativa no cotidiano escolar. Foi evidenciada uma tendência positiva quanto à inserção do psicólogo na escola na visão dos estudantes, mesmo com limitações na compreensão do seu papel.

Palabras clave : Psicologia escolar; Estudantes de 1o. grau; Psicológos escolares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )