SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Psicólogo e escola: a compreensão de estudantes do ensino fundamental sobre esta relaçãoInvestigando a criatividade junto a professores: pesquisas brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

RODRIGUES, Marisa Cosenza; HENRIQUES, Mariana Wierman  e  PATRICIO, Marina de Oliveira. Leitura de histórias e evocação de estados mentais por pré-escolares. Psicol. esc. educ. [online]. 2009, vol.13, n.1, pp. 37-44. ISSN 1413-8557.

Esta pesquisa visou investigar a evocação de termos mentais por pré-escolares de 5 e 6 anos na leitura de um livro infantil nacional contendo narrativa por imagem (Truks - Editora Ática). Os relatos individuais das crianças, selecionadas por faixa etária, foram gravados, transcritos e analisados identificando-se palavras e expressões voltadas para os estados mentais mediante 4 categorias: termos cognitivos, emocionais, de desejo/intenção e perceptivos. Os resultados indicaram que as crianças de ambas as idades utilizaram termos referentes a estados mentais na leitura de narrativa por imagem. Os termos mais evocados foram os perceptivos, seguidos dos emocionais, cognitivos e de desejo/intenção. Houve diferença significativa entre o número total de termos evocados pelas crianças de 6 anos (264) e as de 5 anos (183). A predominância de termos perceptivos indica que as crianças focalizaram em suas narrativas mais termos que denotam comportamentos físicos e ações das personagens do que propriamente estados subjetivos.

Palavras-chave : Filosofia da mente; Educação infantil; Literatura infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )