SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Leitura de histórias e evocação de estados mentais por pré-escolaresPesquisa na área Sateré-Mawé: a descoberta de talentos indígenas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

NAKANO, Tatiana de Cássia. Investigando a criatividade junto a professores: pesquisas brasileiras. Psicol. esc. educ. [online]. 2009, vol.13, n.1, pp. 45-53. ISSN 1413-8557.

Considerando-se a criatividade como uma característica capaz de desenvolver o potencial do indivíduo e partindo-se da percepção da importância do estímulo à criatividade no ambiente escolar e do reconhecimento do papel do professor neste processo, este trabalho teve como objetivo identificar pesquisas brasileiras sobre criatividade realizadas com amostra de professores a fim de verificar o que tem sido estudado e os resultados que vêm sendo obtidos, visando traçar um quadro do que já se conhece acerca do fenômeno da criatividade junto a estes profissionais. Uma busca na base de dados Scielo foi realizada a partir da palavra chave criatividade, sendo que os 34 resultados foram considerados. Aqueles que apontaram ao longo do texto ou tendo como amostra a figura do professor foram analisados. Após seleção das pesquisas, as mesmas foram divididas de acordo com seu objetivo, de forma que foram agrupadas em relação à temática: influência da organização escolar sobre a criatividade, contribuição dos professores neste processo, concepção dos professores sobre a criatividade, capacidade dos mesmos identificarem a criatividade em seus alunos, dificuldades e limitações na criação de ambiente criativo, treinamento de modelos de atuação criativa. O que se verificou é que a influência exercida pelo professor no processo de desenvolvimento da criatividade na escola tem sido foco de atenção da maioria das pesquisas brasileiras. A análise das pesquisas aponta para um professor mal preparado, com grandes dificuldades para lidar com as diferenças individuais presentes nos alunos, desconhecedor de estratégias criativas e estimuladoras para ensinar e, ele próprio, desmotivado frente às condições institucionais que encontra em seu trabalho.

Palavras-chave : Criatividade; Professor; Ambiente escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )