SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Investigating teachers creativity: brazilian research projectsSchool Psychology in Brazil and in the State of Maranhão: history and current trends author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

BECKER, Maria Alice; ROJAS NINO, Carlos Gillermo  and  WEIGEL, Valeria. Pesquisa na área Sateré-Mawé: a descoberta de talentos indígenas. Psicol. esc. educ. [online]. 2009, vol.13, n.1, pp. 55-63. ISSN 1413-8557.

Este artigo trata da sensibilização de professores indígenas Sateré-Mawé para identificar talentos ou altas habilidades e das oficinas de arte, ocorridas durante o desenvolvimento do projeto integrado de Educação, Sustentabilidade e Hábitos Nutricionais por uma equipe interdisciplinar da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Na sensibilização, explanou-se sobre leis da Educação Especial e utilizou-se um questionário com perguntas a respeito de liderança, criatividade, capacidade de planejamento, expressão gráfica e verbal como exemplos. Embora os professores indígenas não tenham utilizado o instrumento durante o desenrolar do projeto integrado, apresentaram sugestões para ações futuras. As oficinas artísticas fizeram parte das atividades do projeto, que envolveu ações de formação, pesquisa e produção de material pedagógico para as escolas indígenas, sendo utilizada a metodologia de pesquisa-ação (Thiollent, 2003). O resultado das oficinas de arte mostrou que alguns professores apresentavam talento para representar graficamente aspectos da sua cultura e vida de contato íntimo com a natureza.

Keywords : Educação (Amazônia); Pesquisa interdisciplinar; Pesquisa-ação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )