SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Pesquisa na área Sateré-Mawé: a descoberta de talentos indígenasCrenças docentes e implicações para o processo de ensino-aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

CARVALHO, Tatiana Oliveira de  e  MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. Psicologia Escolar no Brasil e no Maranhão: percursos históricos e tendências atuais. Psicol. esc. educ. [online]. 2009, vol.13, n.1, pp. 65-73. ISSN 1413-8557.

Discute-se o cenário atual da Psicologia Escolar no Maranhão, tendo como parâmetro as transformações ocorridas nas últimas décadas em âmbito nacional. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre o tema, a partir do qual se levantaram reflexões sobre o histórico e as tendências atuais no âmbito da formação e atuação do psicólogo escolar no estado. Considera-se que no Maranhão necessita-se da contribuição de psicólogos escolares que, seguros de seu papel e intencionalidade, construam uma identidade profissional comprometida com as transformações sociais do contexto local, o que começa a se efetivar através do aprimoramento da formação na área.

Palavras-chave : Psicologia Escolar; Formação do psicólogo; Atuação do psicólogo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )