SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Juegos de reglas y relaciones cooperativas en la escuela: un análisis psicogenéticoEl tema juego infantil en el periódico Pro-Posições índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

DE-NARDIN, Maria Helena  y  SORDI, Regina. Aprendizagem da atenção: uma abertura à invenção. Psicol. esc. educ. [online]. 2009, vol.13, n.1, pp. 97-106. ISSN 1413-8557.

O presente trabalho decorre de uma pesquisa sobre a atenção em sala de aula realizada com alunos e professores de duas turmas de primeira série do ensino fundamental. Foram realizadas aproximadamente cem observações, com notas de campo e gravações dos diálogos que se desenrolaram entre alunos e professores e a metodologia de análise do material foi qualitativa. Tais diálogos foram analisados, posteriormente, com o propósito de identificar breakdowns. Estes foram definidos como modulações da atenção expressas através de falas e gestos que apontavam para uma aparente ruptura do foco atencional, revelando um desvio do trabalho recognitivo em questão. O resultado das análises apontou para a predominância de duas modalidades distintas de atuação da professora diante do encontro com os breakdowns, sugerindo, como conclusão da pesquisa, que a atenção pode ser efeito da aprendizagem quando o ambiente, criado por aqueles que ensinam, tem o propósito de que todos possam acercar-se, o mais possível, de um sentido compartilhado de comunicação, caracterizando-a por uma autêntica relação de cooperação.

Palabras clave : Aprendizagem; Atenção; Invenção.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )