SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Jogos de regras e relações cooperativas na escola: uma análise psicogenéticaO tema jogo infantil no periódico Pro-Posições índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

DE-NARDIN, Maria Helena  e  SORDI, Regina. Aprendizagem da atenção: uma abertura à invenção. Psicol. esc. educ. [online]. 2009, vol.13, n.1, pp. 97-106. ISSN 1413-8557.

O presente trabalho decorre de uma pesquisa sobre a atenção em sala de aula realizada com alunos e professores de duas turmas de primeira série do ensino fundamental. Foram realizadas aproximadamente cem observações, com notas de campo e gravações dos diálogos que se desenrolaram entre alunos e professores e a metodologia de análise do material foi qualitativa. Tais diálogos foram analisados, posteriormente, com o propósito de identificar breakdowns. Estes foram definidos como modulações da atenção expressas através de falas e gestos que apontavam para uma aparente ruptura do foco atencional, revelando um desvio do trabalho recognitivo em questão. O resultado das análises apontou para a predominância de duas modalidades distintas de atuação da professora diante do encontro com os breakdowns, sugerindo, como conclusão da pesquisa, que a atenção pode ser efeito da aprendizagem quando o ambiente, criado por aqueles que ensinam, tem o propósito de que todos possam acercar-se, o mais possível, de um sentido compartilhado de comunicação, caracterizando-a por uma autêntica relação de cooperação.

Palavras-chave : Aprendizagem; Atenção; Invenção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )