SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Aprendizagem da atenção: uma abertura à invençãoCompetências para resolver problemas e para analisar a resolução de problemas: um estudo junto a professores, licenciandos, pedagogos e psicólogos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

PEREIRA, Flávia Roberta dos Santos; SANTOS, Litza Pereira; AMORIM, Karen Santos  e  PACHECO, Lílian Miranda Bastos. O tema jogo infantil no periódico Pro-Posições. Psicol. esc. educ. [online]. 2009, vol.13, n.1, pp. 107-111. ISSN 1413-8557.

Este trabalho pretende analisar os artigos sobre o tema jogo na Educação Infantil no periódico Pro-Posições de 1990 a 2003. A atividade lúdica é de extrema importância na infância, sendo uma das formas da criança entrar em contato com a realidade. Seis artigos foram analisados, segundo os critérios: data de publicação, autoria, filiação institucional, objeto de estudo, enfoques teórico/metodológico e conclusões dos estudos. As análises indicam que a frequência dos estudos aumentou consideravelmente desde 1994. Os autores são mulheres, professoras ou alunas, ligadas à pós-graduação nas Regiões Sul/Sudeste de universidades públicas. As pesquisas investigam relações entre jogo e desenvolvimento, brincar, cultura; fundamentam-se nas abordagens psicogenética, sócio-cultural ou na filosofia analítica; e envolvem estudos empíricos ou teóricos. Os artigos destacam a importância de se aprofundar os estudos sobre este momento da educação, em que funções maternas e educacionais se confundem, reunindo as potencialidades da atividade lúdica às necessidades da criança.

Palavras-chave : Educação infantil; Jogos; Brincadeiras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )