SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Psychology as a formative approach: a study on teacher trainingExploratory study between vocational interests and academic existences in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

PENALOZA FUENTES, Verônica Lídia; LIMA, Ronaldo  and  GUERRA, Diego de Sousa. Atitudes em relação à matemática em estudantes de Administração. Psicol. esc. educ. [online]. 2009, vol.13, n.1, pp. 133-141. ISSN 1413-8557.

Esta pesquisa objetivava conhecer a predisposição dos alunos de Administração em relação à Matemática, bem como o enfoque utilizado em seus estudos. Espera-se contribuir com instrumentos de diagnóstico que permitam pesquisar o ambiente de aprendizagem da sala de aula. As técnicas utilizadas foram análise fatorial, estatística descritiva, testes não paramétricos e regressão binária logistic. As escalas de atitude relacionadas à Matemática e ao enfoque de estudo foram validadas, mostrando-se consistentes. Os resultados dos testes sugeriram que diferenças de gênero, idade ou mesmo estar cursando ou não a disciplina de Matemática não explicariam qualquer atitude negativa. Contudo, os testes mostraram-se significativos com relação à variável área de conhecimento preferida antes da faculdade. Os resultados mostraram também uma associação direta entre atitude positiva e enfoque de aprendizado profundo, porém essa relação mostrou-se estatisticamente não significativa. Realizou-se uma pesquisa descritiva, direta, usando dados de corte transversal, método de survey e coleta estruturada de dados.

Keywords : Ensino da matemática; Ambiente da sala de aula; Atitudes do estudante.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )