SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Exploratory study between vocational interests and academic existences in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

ARIAS BEATON, Guillermo. A Psicologia Educacional e o sistema de educação em Cuba. Psicol. esc. educ. [online]. 2009, vol.13, n.1, pp. 155-164. ISSN 1413-8557.

Este artigo apresenta a análise do papel da Psicologia Educacional no desenvolvimento e organização do Sistema Nacional de Educação em Cuba. Destacar-se-á a evolução do pensamento filosófico, psicológico e pedagógico, desde o século XVIII até nossos dias, e como se enriqueceu o debate que exige a necessidade de uma aplicação prática dos conteúdos teóricos e das pesquisas empíricas para o aperfeiçoamento da Educação de um povo, impulsionados pela concepção de que as pessoas podem e devem apropriar-se dos conteúdos da educação como condição para promover o desenvolvimento sustentado em um projeto social e cultural revolucionário. A necessidade de realizar estudos e sistematizações críticas dos conceitos teóricos, metodológicos e empíricos de toda a psicologia, para construir um sistema de Educação que garanta a qualidade necessária para que se atinja o objetivo de aprendizagem de todos os escolares com sua diversidade. A importância que possui para uma luta contra o colonialismo cultural, que a psicologia e os psicólogos, em conjunto com as demais ciências afins à Educação, participem do debate científico e técnico, construindo a base para as políticas públicas sobre a educação e como, ao se inserir ainda mais no aperfeiçoamento destas políticas, tornará ainda mais significativo o papel da Psicologia com o compromisso social e cultural do país e sobretudo com o ser humano.

Keywords : Educação; Aprendizagem; Desenvolvimento; Políticas públicas; Psicologia educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )