SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Mental retardation and acquisition of mathematics: curriculum as a conditional relation network author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da. A atividade lúdica, a criança de 6 anos e o ensino fundamental. Psicol. esc. educ. [online]. 2009, vol.13, n.2, pp. 203-212. ISSN 1413-8557.

O trabalho aqui apresentado refere-se a uma pesquisa realizada em 2006, com objetivo de compreender os impactos da implementação do Ensino Fundamental de 9 anos em 8 turmas de primeiro ano de escolas da rede municipal de uma cidade no interior de São Paulo. Foram objeto de análise as práticas educacionais mais típicas encetadas nestes espaços educacionais, com especial destaque às condições oferecidas para a atividade lúdica. A metodologia usada foi: observação participante, entrevista (com professoras, mães/pais/responsáveis e alunos de 6 anos) e questionário (para orientadoras pedagógicas das pré-escolas frequentadas pelas crianças em 2005). O material empírico permitiu identificar grandes dificuldades para inserção da atividade lúdica nos contextos escolares. Estes resultados permitem indagar: (i) se as escolas terão condições de incluir as brincadeiras como parte do currículo (como prescrevem os documentos oficiais) e (ii) quais as repercussões desta nova forma de escolarização sobre o desenvolvimento psicológico das crianças brasileiras.

Keywords : Ensino fundamental; Recreação; Psicogênese.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )