SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2A atividade lúdica, a criança de 6 anos e o ensino fundamentalEstratégias de leitura e compreensão textual em universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

ROSSIT, Rosana Aparecida Salvador  e  GOYOS, Celso. Deficiência intelectual e aquisição matemática: currículo como rede de relações condicionais. Psicol. esc. educ. [online]. 2009, vol.13, n.2, pp. 213-225. ISSN 1413-8557.

O presente estudo teve como objetivo analisar a aquisição de relações matemáticas e apresentar um currículo baseado no paradigma de equivalência de estímulos para ensinar deficientes intelectuais a manusear dinheiro. Participaram 11 pessoas com deficiência intelectual, com idade entre nove a 32 anos, de ambos os gêneros, estudantes de escola de Educação Especial. Os estímulos utilizados foram palavras ditadas, numerais impressos, imagens de moedas e notas, componentes da adição, conjunto de moedas, notas e moedas juntas, preços impressos, moedas e notas verdadeiras. Quatro estudos foram conduzidos para o ensino de diferentes relações. O procedimento de ensino foi conduzido através do programa computacional Mestre®. Os resultados demonstraram a eficácia do currículo como rede de relações e dos procedimentos utilizados, constatada a aquisição de habilidades complexas num período de tempo reduzido. Uma ampla e complexa rede de relações matemáticas foi adquirida a partir do ensino direto de apenas algumas relações.

Palavras-chave : Matemática; Currículo; Deficiente mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )