SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Teaching and learning as a dialectical unity in pedagogical activityThe historical-cultural theory and the importance of toys: approaching Pysical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

OHL, Nathalie Guerrero; ANGELUCCI, Carla Biancha; NICOLAU, Aneline Menezes  and  HONDA, Caroline. Escolarização e preconceito: lembranças de jovens com e sem deficiência. Psicol. esc. educ. [online]. 2009, vol.13, n.2, pp. 243-250. ISSN 1413-8557.

O presente artigo apresenta o resultado de pesquisa sobre narrativas de jovens com e sem deficiência sobre sua trajetória escolar. Realizamos uma pesquisa, utilizando como instrumento a entrevista semidirigida, da qual participaram três depoentes com deficiência e dois sem deficiência, entre 18 e 22 anos de idade, de ambos os sexos, que estudam ou estudaram em escolas inclusivas. A partir das lembranças dos sujeitos, destacamos a experiência da escolarização inclusiva e as mudanças necessárias nas instituições educacionais. A discussão dos conceitos de preconceito, inclusão escolar e deficiência fez-se necessária para uma compreensão mais sensível do campo em que se forjou o processo de pesquisa. Como resultado, obteve-se que a interação com outras pessoas e atividades com os amigos na escola correspondem às lembranças mais significativas. Notou-se, também, a presença de experiências de preconceito em ambiente escolar e necessidade de preparo dos professores e modificação na estrutura da escola.

Keywords : Inclusão escolar; Psicologia escolar; Preconceito.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )