SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2A valorização do brinquedo na teoria históricocultural: aproximações com a Educação FísicaAtenção à primeira infância finlandesa e brasileira: alternativas de atendimento, atendimentos alternativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

CARRARO, Patrícia Rossi  e  ANDRADE, Antônio dos Santos. Concepções docentes sobre o construtivismo e sua implantação na rede estadual de ensino fundamental. Psicol. esc. educ. [online]. 2009, vol.13, n.2, pp. 261-268. ISSN 1413-8557.

No presente relato de pesquisa, são apresentadas as concepções dos professores sobre o construtivismo, investigadas através de entrevista com quarenta professores do ensino fundamental de duas escolas de uma cidade do interior de São Paulo. As entrevistas foram gravadas e transcritas literalmente, e os resultados foram submetidos à Análise de Conteúdo. As entrevistas indicaram que a maioria dos professores tem uma noção imprecisa sobre o construtivismo. Os professores consideraram que, devido à falta de estudo, orientação e apoio da escola, não têm preparo para trabalharem com o construtivismo. Dessa forma, supõe-se que os pressupostos construtivistas não foram transmitidos de maneira adequada aos docentes. Constatou-se que, para os professores, o construtivismo foi mais uma reforma educacional imposta a eles. De maneira geral, os professores não são desfavoráveis à implantação do construtivismo no cotidiano escolar, porém não concordam com a forma como se deu essa implantação.

Palavras-chave : Construtivismo; Atividade pedagógica; Ensino fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )