SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Concepções docentes sobre o construtivismo e sua implantação na rede estadual de ensino fundamentalSíndrome de Burnout: um estudo comparativo entre professores das redes pública estadual e particular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

ZANFELICI, Tatiane Oliveira. Atenção à primeira infância finlandesa e brasileira: alternativas de atendimento, atendimentos alternativos. Psicol. esc. educ. [online]. 2009, vol.13, n.2, pp. 269-274. ISSN 1413-8557.

Os estudos da OCDE acerca dos benefícios e direitos universais a uma educação infantil de qualidade vêm suscitando discussões sobre os padrões desta modalidade de educação em diversos países. Diante disso, a Finlândia, entre outros países escandinavos, destaca-se por manter há anos políticas de favorecimento às famílias e crianças que consistem numa ação coerente de unificação das forças do Estado e das famílias. O Brasil tem se utilizado de alguns destes programas estrangeiros para atender de forma adaptada aos excluídos das oportunidades de educação. A partir de documentos do Ministério das Relações Sociais finlandês, do Ministério da Educação brasileiro, de dados estatísticos e literatura científica, o objetivo deste artigo foi descrever, comparar e discutir dois sistemas alternativos de educação similares nos dois países. Ressalta-se a importância da ampliação das discussões e pesquisas na área a fim de obter um panorama sobre as vantagens ou desvantagens da manutenção destes programas.

Palavras-chave : Educação infantil; Educação não-formal; Política governamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )