SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Síndrome de Burnout: um estudo comparativo entre professores das redes pública estadual e particularO jogo como atividade: contribuições da teoria histórico-cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

SILVEIRA, Luiza Maria de Oliveira Braga  e  WAGNER, Adriana. Relação família-escola: práticas educativas utilizadas por pais e professores. Psicol. esc. educ. [online]. 2009, vol.13, n.2, pp. 283-291. ISSN 1413-8557.

Este estudo analisa as continuidades e descontinuidades na relação família-escola frente aos problemas de comportamento da criança, investigando a utilização e as percepções sobre as práticas educativas de pais e professores em ambos os contextos, bem como a existência de ações conjuntas. Participaram do estudo 4 progenitores e 4 professoras de escolas privadas de Porto Alegre, respondendo, cada um deles, a duas entrevistas cujos dados sofreram análise de conteúdo. Os resultados apontaram heterogeneidade das práticas educativas parentais e diferentes níveis de conhecimento entre os participantes acerca das práticas utilizadas, revelando fronteiras rígidas entre a família e a escola. Identificou-se a supremacia do saber das professoras sobre os pais, reforçada pelo fato das atitudes conjuntas enfocarem o caráter curativo e orientador da escola sobre a família. A discussão dos dados propõe alternativas para uma intervenção conjunta família-escola frente aos problemas de comportamento das crianças.

Palavras-chave : Relações pais-escola; Práticas de criação infantil; Criança-problema.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )