SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Relación familia-escuela: prácticas educativas usadas por padres y profesoresEvaluación de un procedimiento de enseñanza de categorías estructurales de historias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

NASCIMENTO, Carolina Picchetti; ARAUJO, Elaine Sampaio  y  MIGUEIS, Marlene da Rocha. O jogo como atividade: contribuições da teoria histórico-cultural. Psicol. esc. educ. [online]. 2009, vol.13, n.2, pp. 293-302. ISSN 1413-8557.

Neste artigo, analisamos o jogo protagonizado (jogo de papéis), buscando compreender o seu papel no desenvolvimento da criança e a sua relação com a organização do ensino na infância. Tendo a teoria histórico-cultural como a que fundamenta este trabalho, assumimos uma concepção de desenvolvimento eminentemente histórica, na qual o desenvolvimento do psiquismo é determinado por relações socioculturais mediadas. Nesta perspectiva, o jogo é entendido como uma atividade na qual o homem reconstrói as relações sociais e, nesse processo, formam-se novas funções psíquicas. Desse modo, o jogo protagonizado surge como uma forma peculiar e específica da atividade humana pela qual as crianças se apropriam da experiência social da humanidade e se desenvolvem como personalidade. Na organização do ensino, o educador não deve apenas utilizar o jogo como instrumento, mas ter por objetivo revelar as relações humanas presentes nele, para que as crianças possam delas se apropriar.

Palabras clave : Ensino; Aprendizagem; Psicologia histórico-cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )