SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2El juego como actividad: contribuciones de la teoría histórico-culturalEventos estresantes y estrategias de coping en adolescentes: implicaciones en el aprendizaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Escolar e Educacional

versión impresa ISSN 1413-8557

Resumen

RIBEIRO, Daniela Mendonça et al. Avaliação de um procedimento de ensino de categorias estruturais de histórias. Psicol. esc. educ. [online]. 2009, vol.13, n.2, pp. 303-314. ISSN 1413-8557.

Compreender e narrar histórias são comportamentos social e academicamente relevantes, porém as comunidades verbais responsáveis pela instalação desses comportamentos não têm enfatizado o ensino de sua estrutura. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um procedimento de ensino de categorias estruturais de histórias sobre a discriminação de seus elementos definidores em novas histórias. Participaram oito crianças, duas meninas e seis meninos, com idades entre seis e oito anos. Foi empregado um delineamento de linha de base múltipla entre categorias, o que requereu a avaliação de todas as categorias antes do início da fase de ensino e após o ensino de cada categoria. O ensino foi dividido em duas fases: Definição de categoria e Identificação de categoria. O procedimento mostrou-se eficiente para o ensino de categorias estruturais de histórias e para favorecer a discriminação dos elementos definidores das categorias em novas histórias.

Palabras clave : Instrução programada; Narração de histórias; Ensino fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )