SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Evaluation of a procedure for structural categories of storiesThe self-esteem myth and the school learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

BUSNELLO, Fernanda de Bastani; SCHAEFER, Luiziana Souto  and  KRISTENSEN, Christian Haag. Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagem. Psicol. esc. educ. [online]. 2009, vol.13, n.2, pp. 315-323. ISSN 1413-8557.

Ao longo da vida, nos deparamos com eventos com os quais não nos percebemos capacitados a lidar, o que pode gerar um estado de tensão no organismo denominado estresse. As alterações decorrentes do estresse e o impacto que provoca na vida das pessoas podem agravar a desadaptação do indivíduo em seu desenvolvimento, sobretudo no ambiente escolar. O presente artigo explora as relações entre eventos de vida estressores, estresse e estratégias de coping em adolescentes, discutindo as possíveis implicações desses fatores na aprendizagem. Além disso, são descritos os fatores ambientais e a neurobiologia do estresse, bem como o papel da resiliência no enfrentamento de situações estressantes.

Keywords : Stress; Resiliência; Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )