SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Avaliação de um procedimento de ensino de categorias estruturais de históriasO mito da autoestima na aprendizagem escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

BUSNELLO, Fernanda de Bastani; SCHAEFER, Luiziana Souto  e  KRISTENSEN, Christian Haag. Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagem. Psicol. esc. educ. [online]. 2009, vol.13, n.2, pp. 315-323. ISSN 1413-8557.

Ao longo da vida, nos deparamos com eventos com os quais não nos percebemos capacitados a lidar, o que pode gerar um estado de tensão no organismo denominado estresse. As alterações decorrentes do estresse e o impacto que provoca na vida das pessoas podem agravar a desadaptação do indivíduo em seu desenvolvimento, sobretudo no ambiente escolar. O presente artigo explora as relações entre eventos de vida estressores, estresse e estratégias de coping em adolescentes, discutindo as possíveis implicações desses fatores na aprendizagem. Além disso, são descritos os fatores ambientais e a neurobiologia do estresse, bem como o papel da resiliência no enfrentamento de situações estressantes.

Palavras-chave : Stress; Resiliência; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )