SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Aprendizagem e desenvolvimento na análise do trabalho do professorHabilidades de leitura e de escrita no início da escolarização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

FURLANETTO, Ecleide Cunico. Formação contínua de professores: aspectos simbólicos. Psicol. educ. [online]. 2004, n.19, pp. 39-53. ISSN 1414-6975.

Este artigo está pautado numa pesquisa que foi desenvolvida numa Escola de Ensino Fundamental localizada em Heliópolis na cidade de São Paulo cujo objetivo foi contribuir com novos elementos para repensar a formação continuada de professores, ampliando, dessa maneira, a compreensão de como se dá essa formação. A investigação foi iniciada a partir do exercício da escuta simbólica das falas dos professores. A Indisciplina emergiu como um problema. A partir de movimentos, referendados em Jung, denominados de circundação, ampliação e reconstelação, fomos nos aproximando do problema o qual foi se transformando num símbolo que, ao ser elaborado, possibilitou que os professores construíssem novos sentidos para as atitudes dos alunos, bem como desenvolvessem práticas pedagógicas mais sintonizadas com as necessidades da comunidade educativa.

Palavras-chave : Símbolo; Formação continuada de professores; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License