SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Habilidades de leitura e de escrita no início da escolarizaçãoPor que Vygotski se centra no sentido: uma breve incursão pela história do sentido na psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

GONCALVES, Maria Augusta Salin. Identidade do eu, consciência moral e estágios do desenvolvimento: perspectivas para a educação. Psicol. educ. [online]. 2004, n.19, pp. 73-89. ISSN 1414-6975.

Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre a formação da identidade do Eu, relacionando este conceito com teorias do desenvolvimento moral. No curso do desenvolvimento da identidade do Eu, que acontece em diferentes níveis, ocorrem processos de aprendizagem, tornados possíveis pelo amadurecimento de estruturas cognitivas e por processos motivacionais e afetivos. Conhecer as possibilidades e os limites do desenvolvimento e da formação moral pode auxiliar o professor a lidar com os conflitos que surgem na escola, de forma a possibilitar ao aluno a construção de identidade moral em nível pós-convencional. Educar no sentido da formação da identidade do Eu significa educar para a autonomia, para uma autonomia que abre o acesso comunicativo à própria natureza interna e se apóia em uma liberdade que põe limites a si mesma.

Palavras-chave : Identidade do Eu; Desenvolvimento moral; Autonomia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License