SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Identidade do eu, consciência moral e estágios do desenvolvimento: perspectivas para a educaçãoRelações interpessoais: professor e aluno em cena índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

NAMURA, Maria Regina. Por que Vygotski se centra no sentido: uma breve incursão pela história do sentido na psicologia. Psicol. educ. [online]. 2004, n.19, pp. 91-117. ISSN 1414-6975.

Este artigo mostra as construções teóricas do sentido formuladas pela psicologia ao longo da sua história. Constituída em uma ciência particular para compreender a mente humana, um de seus principais debates é a produção/criação de sentidos e a necessidade do homem em dar sentido à vida. Nessa trajetória, identificamos que a psicologia criou conceitos e teorias para compreender os processos psicológicos da produção de sentidos. Contudo, atravessada pelo método experimental e pelo modelo das especializações decorrentes do positivismo, desprezou as interfaces com as ciências sociais, a filosofia e a arte. Na sua história contemporânea, atrela-se às concepções lógicolingüísticas fundando uma epistemologia dos sentidos. Essas vertentes deixam de apreender o homem na sua totalidade. Conclui-se com Vygotski que o problema da psicologia não é conceitual, mas metodológico, está em seus métodos de análise.

Palavras-chave : Sentido; História da psicologia; Epistemologia e métodos de análise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License