SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Por que Vygotski se centra no sentido: uma breve incursão pela história do sentido na psicologiaTeoria das representações sociais e o conceito de emoção: diálogos possíveis entre Serge Moscovici e Humberto Maturana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

DUARTE, Vera Cabrera. Relações interpessoais: professor e aluno em cena. Psicol. educ. [online]. 2004, n.19, pp. 119-142. ISSN 1414-6975.

O presente artigo relata e discute uma experiência num curso para professores de inglês da rede pública de ensino do estado de São Paulo. O referido curso, “Reflexão sobre a ação: o professor de inglês aprendendo e ensinando”, é parte de um programa de formação contínua de docentes de inglês no qual atuo como professora e pesquisadora. Promover um ambiente propício à aprendizagem, especialmente numa realidade de sala de aula tão pouco propícia ao desenvolvimento do aluno, como geralmente é o caso da rede pública, é o grande desafio tratado neste artigo. O referencial teórico norteador desta discussão é o da Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers. Assim, alguns conceitos tais como as atitudes facilitadoras do professor e sua importância para a aprendizagem significativa são destacados. Discutida também será a relevância do componente afetivo na tentativa de otimizar as relações interpessoais em sala de aula entre alunos e professores da rede pública.

Palavras-chave : Aprendizagem significativa; Componente afetivo; Atitudes facilitadoras do professor; Escola pública..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License