SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20Affectivity and teaching-learning process: contributions from Henri WallonA pré-escola na visão de crianças de 1ª série author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

RIBEIRO, Marinalva Lopes; JUTRAS, France  and  LOUIS, Roland. Análise das representações sociais de afetividade na relação educativa. Psicologia da educação [online]. 2005, n.20, pp. 31-54. ISSN 1414-6975.

O presente artigo, derivado da tese de doutorado, aborda a dimensão afetiva na relação educativa, do ponto de vista das representações sociais dos professores em formação, numa universidade pública do estado da Bahia. A coleta de dados foi realizada mediante três instrumentos: associações livres, a partir do termo indutor "afetividade", entrevistas semi-estruturadas e conjuntos hierárquicos sucessivos. O primeiro desses instrumentos, aplicado a cem participantes, resultou em 249 evocações; os demais foram aplicados a quinze participantes. Os resultados da investigação confirmam a importância da dimensão afetiva para a aprendizagem dos alunos e mostram o possível núcleo da representação de afetividade.

Keywords : Representações sociais; Afetividade; Dimensão afetiva; Competência afetiva; Relação educativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License