SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Un análisis de la relación entre decir y hacer del profesor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de. A escolha na orientação profissional: contribuições da psicologia sócio-histórica. Psicol. educ. [online]. 2006, n.23, pp. 11-25. ISSN 1414-6975.

O objetivo deste artigo é, em primeiro lugar, expor algumas reflexões que a psicologia sócio-histórica tem realizado sobre os pressupostos teóricos e metodológicos orientadores da prática de orientação profissional, e, a seguir, como os processos de escolha são entendidos por essa abordagem. Com relação ao primeiro ponto destacado, sua relevância se dá por acreditarmos que a discussão sobre a orientação profissional não pode se resumir à apresentação de um conjunto de estratégias e atividades. Vemos como fundamental, na discussão do "como fazer", ou seja, na discussão da prática, a reflexão sobre os pressupostos que orientam a prática, indicando assim a ética que aí está contida. No bojo dessa discussão, vamos apresentar o sujeito como aquele que é único, singular, mas social e histórico ao mesmo tempo. Como aquele que transforma o social em psicológico,como aquele que vive a unidade contraditória do simbólico e do emocional, como aquele que produz sentidos subjetivos e dessa forma, com certeza - escolhe. Apresentaremos a seguir, como a psicologia sócio-histórica entende o processo de escolha, sem negar o papel ativo e criador do sujeito, mas sem cair nas armadilhas que tal discussão encerra, quando pautadas pelas concepções naturalizantes, atravessadas pelo liberalismo, com uma concepção de sujeito descolada do social, do processo histórico que o constitui.

Palabras clave : orientação profissional; escolha; psicologia sócio-histórica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License