SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23A escolha na orientação profissional: contribuições da psicologia sócio-históricaA subjetivação na perspectiva dos estudos culturais e foucaultianos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

RICCI, Lucila Schieck Valente  e  PEREIRA, Maria Eliza Mazzilli. Uma análise da relação entre o dizer e o fazer do professor. Psicol. educ. [online]. 2006, n.23, pp. 27-55. ISSN 1414-6975.

Este trabalho teve como objetivo estudar a correspondência entre o que o professor diz sobre sua atuação em sala de aula, em relação a certos comportamentos-problema dos alunos, e a sua real prática como profissional diante desses comportamentos, descrevendo as situações em que a correspondência não ocorreu e as situações em que houve correspondência. Foi aplicado a três professores de uma escola pública um questionário sobre como agiriam diante de diversas situações-problema apresentadas; em seguida, foram realizadas observações desses mesmos professores em suas salas de aula, com o objetivo de verificar como agiam diante de situações-problema iguais ou semelhantes às do questionário. Os resultados mostraram um pequeno número de ocorrências em que houve correspondência entre o comportamento verbal e o não-verbal dos professores. Esse número, no entanto, aumenta para mais da metade das ocorrências quando consideramos a possível funcionalidade das respostas, e não apenas a sua topografia. Vários fatores possivelmente responsáveis pelos casos de não-correspondência são apontados.

Palavras-chave : correspondência verbal - não verbal; relação dizer-fazer; comportamento verbal; análise do comportamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License