SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Uma análise da relação entre o dizer e o fazer do professorA Representação mediática: teoria e método índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

HENNIGEN, Inês  e  GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima. A subjetivação na perspectiva dos estudos culturais e foucaultianos. Psicol. educ. [online]. 2006, n.23, pp. 57-74. ISSN 1414-6975.

Com o objetivo de refletir sobre o processo de subjetivação na contemporaneidade, discutimos alguns conceitos desenvolvidos no campo dos estudos culturais e foucaultianos, que possibilitam pensar os modos de subjetivação como efeitos de práticas culturais. Articulamos o conceito de cultura como prática de significação às concepções de discurso, mostrando as implicações na produção subjetiva. Uma vez que tal processo é perpassado por lutas pela imposição de significados, trabalhamos as noções de poder, a indissociação entre saber e poder e abordamos as estratégias de governo da subjetividade. Encerramos com reflexões a respeito da importância de se trabalhar as diferenças ao tratar da construção das identidades.

Palavras-chave : modos de subjetivação; discurso; poder; saber; governo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License