SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23A subjetivação na perspectiva dos estudos culturais e foucaultianosA educação do aluno com deficiência na classe comum: a visão do professor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

COLE, Sary Calonge. A Representação mediática: teoria e método. Psicol. educ. [online]. 2006, n.23, pp. 75-102. ISSN 1414-6975.

Este trabalho apresenta as bases teóricas e metodológicas para o estudo da Representação Mediática (RM). A fundamentação teórica utiliza como base a teoria da Representação Social de Serge Moscovici (1961), que cria as bases para um campo de investigação que está relacionado à construção social da realidade. A partir disso, constroem-se as duas grandes dimensões da RM: Cognitiva e Pragmática. A abordagem metodológica para o estudo da RM, parte de três conceitos teóricos: a "difusão", o "contrato de leitura" e a "implicação pessoal". Com essas noções e com o embasamento teórico se constrói um procedimento para o estudo da R.M.

Palavras-chave : Representação mediática; representação social; difusão; contrato de leitura; conteúdos e fontes de informação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License