SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23A Representação mediática: teoria e métodoO idoso e a velhice sob a ótica de estudantes de Medicina: um estudo de representações sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

ARTIOLI, Ana Lucia. A educação do aluno com deficiência na classe comum: a visão do professor. Psicol. educ. [online]. 2006, n.23, pp. 103-121. ISSN 1414-6975.

Este artigo aborda alguns dos problemas relacionados à educação de aluno com deficiência e propõe uma discussão sobre os conceitos de "integração" e "inclusão". Também apresenta a visão de professores sobre a educação do aluno com deficiência na classe comum e discute se o conhecimento teórico e prático sobre a deficiência pode promover um posicionamento mais favorável do professor ao processo integracionista. Para a realização da pesquisa, trabalhou-se com 68 professores do ensino fundamental ou especial da rede pública estadual da cidade de Marília, no estado de São Paulo. Com os resultados gerais, pôde-se perceber que a formação docente e a experiência na área do ensino especial têm papel preponderante em levar os professores a avaliarem favoravelmente a integração educacional do aluno com deficiência.

Palavras-chave : inclusão; integração; educação especial; ensino fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License